templates grátis

PIRULITO


Titi chegou da escola dizendo que precisa levar segunda-feira um pirulito daqueles grandes (igual o que Chiquinha usa no Chaves) para a apresentação de uma dança na escola da música “Pirulito que bate-bate”. Ele tem alergia a corantes. Então, para não ficar mais uma vez chateado por não poder chupar o pirulito, lembrei das vezes que Vovó Ita fazia alfinim ou puxa-puxa. Procurei na internet e encontrei a receita. Soube que é uma receita rara porque muito pouca gente ainda faz. Graças à industrialização... Escolhi fazer o de laranja.

Ingredientes:
1/2kg de açúcar (usei o demerara)
3 colheres(sopa) de suco de laranja
1 xícara de chá de água
1 colher de chá de raspas de laranja

Modo de fazer:
Coloque tudo no fogo e mexa até dissolver o açúcar. Pare de mexer e ferva até que fique em ponto de bala mole.

Fiquei super nervosa nessa parte por que não sabia o ponto de bala mole. Mas, a minha sapiência inconsciente fez o seguinte: mexi um pouco o açúcar derretido para diminuir a grande quantidade de espuma que se formou.

Coloquei a colher de pau do lado e quando fui pegar de novo a colher de pau, percebi que havia pingado a calda. Tive a curiosidade de provar aquela gotinha de calda. Foi aí que percebi que estava em ponto de BALA. Não tão mole. Se tivesse ficado mais um pouco de tempo no fogo, tinha ficado uma pedra.

Sei que quem tem o hábito de fazer cera para depilação sabe exatamente o ponto que o açúcar fica, mas eu nunca havia feito. Foi uma novidade maravilhosa para mim. Parecia que estava descobrindo que E=mc2! Eureca.

O segundo desafio dessa receita foi que dizia para colocar no mármore a calda e esperar esfriar. Porém, quando coloquei no mármore não tive que esperar nada por que a calda começou a endurecer na panela mesmo! Molhei minhas mãos na manteiga, peguei o alfinim e aí começou a diversão maior de fazer puxa-puxa!

Fiz uma “cobrinha” e enrolei fazendo um pirulitão para Titi. Enfiei um palito de churrasco e estava pronto o super pirulito! Fico grata pela alergia de Titi senão não teria lembrado desses momentos que Vovó Ita fazia alfinim! Fico grata mais ainda porque Titi participou do feitio e amou! Nos divertimos muito. Pela foto, dá para perceber.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga,diga,diga!O que você achou?